| Educação | Notícias

Na sexta-feira (14/05) a deputada Luciana Genro (PSOL) participou de audiência pública para tratar da situação das obras emergenciais e a composição de recursos humanos nas escolas da rede estadual de ensino. A audiência ocorreu na Comissão de Educação da Assembleia Legislativa.

Estiveram presentes ainda direções de escolas de todo o estado, além de representantes das secretarias de Obras e de Educação do Rio Grande do Sul. Luciana Genro destacou a importância de que a Secretaria de Obras tivesse alguém que atendesse cotidianamente as representações das escolas.

“A Secretaria ajudar nessa tarefa seria bom para todo mundo. Temos visto um movimento muito grande com as direções das escolas, desde 2019, para garantir a realização dessas obras. Nos somamos a essa batalha para garantir que essas obras aconteçam e as escolas tenha condições estruturais dignas para atuar”, enfatizou a parlamentar.

Audiência pública ocorreu na sexta-feira (14/05) na Comissão de Educação da Assembleia Legislativa.

Representando o CPERS Sindicato, Edson Rodrigues Garcia pontuou que a primeira audiência para tratar da temática foi produtiva, contando com a participação massiva da categoria, que apresentou diversas demandas estado afora, com obras inacabadas ou processos licitatórios encerrados antes mesmo da obra iniciar.

“É importante ter um compromisso da Seduc em relação a essas escolas. Espero que a Secretaria tenha ações, que a audiência anterior tenha surtido efeito. Temos ainda a situação das terceirizações de funcionárias, com muitos problemas, pagamentos não efetuados. Não precisa só do estrutural para abrir, precisa de pessoas. Precisamos imunizar, deixar o ambiente de acordo para que a comunidade não padeça”, finalizou Edson.

O novo diretor-geral da Secretaria de Educação, Guilherme Corte, esclareceu que esse momento serviu para tirar o maior número de dúvidas em relação às 50 escolas listadas pela Comissão anteriormente. “Estamos acompanhando as obras para fazer a reabertura das escolas que não têm condições. As escolas que não tenham condições sanitárias de reabertura permanecem fechadas enquanto essas questões não forem resolvidas”, explicou Guilherme.

Já o secretário de Obras e Habitação, José Luiz Stédile, e a diretora do departamento de Obras Públicas declararam ser de extrema importância avançar nestas tratativas, já que diante da demanda algumas questões podem passar despercebidas. Eles solicitaram que, de agora em diante, um representante da Comissão de Educação participe das reuniões organizativas deste tema, entre Seduc e Secretaria de Obras, para ficar a par do andamento das pautas.

Obras devem ser retomadas

Diretores e comunidade escolar de diversas escolas trouxeram demandas antigas que envolvem desde construção de muro até acesso a água potável. O diretor do Departamento Administrativo na Secretaria Estadual da Educação, Joel Rech, esclareceu os questionamentos e explicou que existe um projeto em andamento, em parceria com a Corsan, para pensar a instalação de poços artesianos nas escolas.

Guilherme Corte comemorou, ainda, que o Instituto de Educação Flores da Cunha, que dará lugar a um centro de referência e formação de professores, se tornará uma referência para o estado e para Brasil. A retomada das obras foi anunciada pelo governo do estado no último dia 12.

O representante do CPERS, Edson, comemorou a notícia. “É um símbolo importante de comprometimento com a educação pública aquela obra andar. Estamos há muitos anos lutando, inclusive realizando muitos atos em frente ao IE, espaço que forma muitas educadoras e educadores”, disse