| plebiscito | Serviço Público

A deputada Luciana Genro (PSOL) participou de reunião, nesta quinta-feira (15), com representantes de sindicatos e instituições de bancários, que pediram seu apoio na luta para derrotar a PEC 280/2019, que pode retirar a obrigatoriedade de plebiscito para privatização de estatais, facilitando a venda de empresas públicas no Rio Grande do Sul. Os bancários temem que o Banrisul esteja ameaçado de privatização caso a proposta seja aprovada.

“Essa PEC quer retirar da população o direito de decidir. Ainda por cima, o governador prometeu em sua campanha que não iria privatizar o Banrisul, é importante que o povo lembre bem disso. O Banrisul é um banco que tem um peso econômico e social relevante para o Rio Grande do Sul e, portanto, a sociedade tem mais propensão a defendê-lo”, avalia Luciana Genro.

A deputada se colocou à disposição dos sindicatos para fortalecer a luta contra a PEC 280/2019 e contra a privatização de todas as estatais gaúchas ameaçadas pelo governo. Luciana foi convidada a participar da próxima reunião da Frente Parlamentar em Defesa do Banrisul, no próximo dia 23. Estiveram presentes no encontro Sérgio Hoff e Fabio Alves (Federação dos Trabalhadores e das Trabalhadoras em Instituições Financeiras do RS – Fetrafi/RS), João Rosito (assessor jurídico do Sindbancários) e Cleberson Pacheco Eichholz, presidente Sindicato dos Bancários de Florianópolis.