Foto: Brigada Militar/ FB/ Divulgação
Foto: Brigada Militar/ FB/ Divulgação

| Notícias | Segurança Pública

A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) solicitou à Comissão de Cidadania e Direitos Humanos a realização de uma audiência pública sobre o plano de carreira dos servidores da Brigada Militar. O requerimento será votado na quarta-feira, dia 28 de abril, em reunião ordinária da Comissão.

Após a aprovação do pedido, será marcada uma data para a audiência e serão convidadas todas as associações de policiais militares e entidades que representam a categoria, além de representantes do governo e do comando da Brigada Militar. 

“O governo até agora ainda não apresentou uma proposta concreta de plano de carreira aos brigadianos. Os policiais militares, especialmente os praças, estão adoecendo por conta da falta de perspectivas na carreira e da perda de direitos”, denuncia Luciana Genro. 

Recentemente, o Departamento Administrativo da Brigada Militar realizou um censo entre os 18 mil integrantes da corporação. A pesquisa revelou que 77% dos brigadianos de nível médio disseram estar insatisfeitos com a carreira, dos quais 34% disseram estar muito insatisfeitos. Quase metade da tropa (46%) está insatisfeita com a remuneração que recebe e pelo menos 23% dos entrevistados relevaram que desejam mudar de profissão.

Quando foi divulgado, em dezembro de 2020, o censo revelou que o efetivo da corporação era de 17.952 pessoas, das quais os soldados representam a imensa maioria: 12.385 homens e mulheres, o que corresponde a 68,98% da Brigada Militar.