Audiência de conciliação contou com a presença da deputada Luciana Genro e da advogada Clarice Zanini.
Audiência de conciliação contou com a presença da deputada Luciana Genro e da advogada Clarice Zanini.

| Moradia | Notícias

A luta pela regularização fundiária do condomínio 2 de Julho teve mais um desdobramento nesta sexta, com a audiência de conciliação presidida pela juíza Dulce Oppitz e com a participação da advogada dos moradores, Clarice Zanini. A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) esteve presente, como coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa da Moradia Digna, e se comprometeu a auxiliar na mediação junto ao Estado e à prefeitura para a regularização do prédio, que pertencia ao IPE e atualmente está vinculado à Secretaria Estadual de Administração Pública.

Prédio fica localizado na Avenida Borges de Medeiros, no Centro de Porto Alegre. Foto: Reprodução/Google Street View

A parlamentar também disse que irá lutar por verbas através de emendas para que os moradores possam fazer adequações estruturais no edifício. O condomínio 2 de Julho abriga mais de 50 famílias de policiais militares desde 1997, quando houve uma histórica greve dos soldados e suas esposas acabaram dando início à ocupação do prédio, que estava há mais de oito anos desocupado.

“O fato de ser um prédio no centro da cidade torna esta luta também simbólica do enfrentamento às políticas de segregação que expulsam as pessoas mais pobres para as periferias. Estas famílias já constituíram cooperativa, possuem uma relação histórica com o local e não podem ficar desamparadas”, disse Luciana Genro.