Estatais do Rio Grande do Sul
Estatais do Rio Grande do Sul

| Serviço Público

Servidores das empresas estatais do Rio Grande do Sul se reuniram nesta quinta-feira (25) em mobilização em defesa das estatais e do patrimônio público do RS, promovida pela ADEFERS (Associação dos Funcionários em Defesa das Estatais e do Patrimônio Público). Estiveram presentes representantes dos mandatos da deputada estadual Luciana Genro, da deputada federal Fernanda Melchionna e do vereador Pedro Ruas, do PSOL, assim como outros parlamentares, para debater as ameaças de privatizações por parte do governo estadual.

A CEEE-D é a estatal cuja privatização está mais avançada, com o leilão já marcado, enquanto a CRM e SulGás já tiveram suas privatizações aprovadas, e o governador Eduardo Leite recentemente anunciou a intenção de realizar a venda da Corsan. Diante das ameaças, já tramitam ações diretas de inconstitucionalidade (ADIs) no Supremo Tribunal Federal, questionando a revogação de exigência de plebiscito para privatizar as estatais.

A deputada Fernanda Melchionna solicitou, então, uma reunião com o Ministro Ricardo Lewandowski para tratar do assunto, assim como uma reunião na Comissão de Trabalho da Câmara Federal. Os sindicatos encaminharam ações de conscientização social e os partidos presentes solicitaram a realização de diversas audiências públicas sobre o tema na Assembleia Legislativa. Seguimos na luta ao lado dos servidores e conta a venda das estatais e do patrimônio gaúcho!