Lago Tarumã é atração turística da cidade | Foto: Palácio Piratini
Lago Tarumã é atração turística da cidade | Foto: Palácio Piratini

| Meio Ambiente | Notícias | Viamão

Valor será utilizado na revitalização do Lago Tarumã

Ainda no final do ano passado a deputada estadual Luciana Genro (PSOL) oficiou a Corsan com um pedido de informações sobre a verba de R$ 6,9 milhões direcionada para a cidade de Viamão, com objetivo de revitalizar o Lago Tarumã. A Companhia respondeu aos questionamentos da parlamentar no início deste mês, afirmando que ainda aguarda projeto do município para liberar os recursos.

A pauta foi trazida ao mandato de Luciana por Lavínia Aguiar, militante do PSOL de Viamão e ex-candidata a vereadora na cidade. “O Lago Tarumã é um cartão-postal da cidade de Viamão, é área de proteção ambiental e seu entorno é cenário para diversas manifestações culturais. Por isso, exigimos transparência a respeito de qualquer trabalho de recuperação e conservação a ser feito no lago,” destacou Lucina Genro.

Em resposta ao ofício a Companhia Rio-Grandense de Saneamento declarou que o valor será exclusivamente dedicado à revitalização do Lago Tarumã, ressaltando que o município não formalizou seu pedido – ou seja, não apresentou proposta de projeto ou cronograma.

As datas dos repasses ocorrerão de acordo com o cronograma físico-financeiro da obra a ser apresentado pelo município à Corsan. A Companhia informou que realizará aporte financeiro ao município para que execute as obras do lago, o que será regrado por documento especifico.

Lavínia comemorou os esclarecimentos, já que os viamonenses não tinham conhecimento sobre o direcionamento da verba. “Cada órgão falava uma coisa. Fiquei feliz em ter informações oficiais sobre o acontecido, já que era um mistério na cidade,” disse.

Confira abaixo o ofício de Luciana e a resposta da Corsan 👇