Arte Brumadinho
Arte Brumadinho

| Notícias

O rompimento da barragem da Vale Brumadinho (MG), que vitimou 272 pessoas, está completando dois anos. A Vale já recuperou seu valor no mercado, mas as famílias, além de ainda não terem sido indenizadas, seguem sendo diretamente afetadas pelos danos irreparáveis ao meio ambiente.

O rio Paraopeba nunca se recuperou e atualmente é impróprio para consumo e agricultura. Os moradores dependem da própria Vale para ter abastecimento de água, após determinação da Justiça, mas até hoje o novo ponto de captação não ficou pronto. Parte da população então é dependente de caminhões-pipa para ter água potável.

Além disso, mais de 60% dos atingidos tiveram diminuição de sua renda. Com a água contaminada, a agricultura e pecuária foram extremamente prejudicadas. Na última semana, a Vale não aceitou pagar o valor de indenizações proposto pela Justiça. Após causar danos irreparáveis, a empresa quer pagar menos do que o determinado pela conciliação.

Seguimos exigindo justiça para as famílias atingidas. Os crimes ambientais e sociais da Vale não podem ser esquecidos e nem sair impunes!