Luciana e Jeferson
Luciana e Jeferson

| Funcionalismo | Notícias | Serviço Público

Os deputados estaduais Luciana Genro (PSOL) e Jeferson Fernandes (PT), presidente da Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa, enviaram nesta sexta-feira (18/12) um ofício ao presidente do Banrisul, Cláudio Coutinho, cobrando a liberação do empréstimo de 13º salário aos servidores públicos gaúchos. A medida ocorre todos os anos, em função dos parcelamentos realizados pelo governo estadual, mas costuma encontrar entraves em decisões burocráticas do banco – o que impede que muitos trabalhadores não tenham acesso ao seu 13º.

“Todos os anos, desde que o parcelamento do 13º tronou-se realidade, inúmeros funcionários estaduais, das mais diversas categorias, vêm a esta casa legislativa em socorro às dificuldades para acessar esse serviço. As situações são as mais diversas, sendo, estar em débito com o banco e não possuir mais a folha de pagamento com o Banrisul as mais comuns. Mas cabe ressaltar que os servidores não escolheram tal situação, bem como não terem acesso ao adiantamento do 13º salário só tem aumentado o endividamento destas pessoas, seja com a própria instituição bancária em questão, seja em outras”, disseram os parlamentares no ofício.

Os deputados cobram que o Banrisul esclareça, “de forma urgente” as situações em que o servidor não poderá ter acesso ao adiantamento do seu próprio 13º salário. Além disso, solicitam que “as barreiraras para acessar tal direito não sejam formas de rebaixar a dignidade humana destes servidores”.

Leia abaixo o ofício na íntegra: