| coronavírus | Notícias | Porto Alegre | Saúde

Sem um atendimento ou plano específico para conter os casos de Covid-19, os pacientes e funcionários do Hospital Psiquiátrico São Pedro e do Hospital Colônia Itapuã estão abandonados pelo poder público em plena pandemia.

Leia mais:
Especial: nosso trabalho na pandemia
Deputadas solicitam reunião com secretária para tratar de surto de coronavírus no Hospital São Pedro
Artigo: as mulheres e a pandemia
Parlamentares do PSOL apresentam estudo apontando subnotificação de mortes por Covid-19 no RS

A psicóloga Cristina Schwarz, do Conselho Regional de Psicologia, detalhou números de uma inspeção realizada nos dois hospitais na última semana. No Itapuã, foram 15 pacientes – do total de 72 – e nove – de 66 – servidores positivados pra Covid-19. No São Pedro, foram 40 pacientes – do total de 72 – e 27 – de 500 – servidores positivos para coronavírus.

Já foram quatro mortes no São Pedro e cinco no Colônia Itapuã e uma série de denúncias de falta de equipamentos de proteção individual para os servidores e para os pacientes, falta de atividades para os internos, nenhuma mudança física no espaço para garantir o isolamento dos pacientes dentro dos hospitais e até o sumiço do prontuário de uma paciente morta solicitado pelo Conselho Regional de Psicologia durante uma inspeção nesta semana.

Cobramos ainda em julho respostas do governo de Eduardo Leite, por meio de um ofício enviado pelo mandato da deputada Luciana Genro e da deputada federal Fernanda Melchionna à secretária de Saúde Arita Bergmann. Nenhum retorno foi dado pelo governo, apesar de insistentes ligações e reenvio do documento durante o último mês. No começo de agosto, o Fórum Gaúcho de Saúde Mental denunciou o surto de Covid à Comissão Interamericana de Direitos Humanos e, mesmo assim, nada foi feito.

Dessa forma, apoiamos os encaminhamentos discutidos em audiência pública nesta quarta (26/08) das comissões de Saúde e Meio Ambiente; Segurança e Serviços Públicos e Cidadania e Direitos Humanos que incluem a produção de um dossiê com as denúncias colhidas pelo Conselho Regional de Psicologia; a cobrança do governo estadual, do MP e da Defensoria Pública do Estado sobre essas denúncias; o acesso ao plano de privatização do Hospital Psiquiátrico São Pedro proposto pelo Hospital Sírio-Libanês; a garantia do plano de desinstitucionalização do Hospital São Pedro garantindo condições de sociabilidade aos internos e uma nova audiência pública para o final de setembro para rediscutir o assunto.