Deputada Luciana Genro (PSOL) | Foto:  André Lisbôa, ALRS
Deputada Luciana Genro (PSOL) | Foto: André Lisbôa, ALRS

A deputada Luciana Genro (PSOL) encaminhou nesta quarta-feira (29/07) pedido ao governador Eduardo Leite para que autorize a permanência em teletrabalho aos servidores públicos responsáveis pelos cuidados com os filhos até a volta às aulas.

Leia mais:
Especial: nosso trabalho na pandemia
Artigo: as mulheres e a pandemia
Parlamentares do PSOL apresentam estudo apontando subnotificação de mortes por Covid-19 no RS

A solicitação é que o Piratini edite medida semelhante à Instrução Normativa nº 63, do Ministério da Economia, que permite ao funcionalismo federal permanecer em regime de trabalho remoto nos casos em que os filhos em idade escolar dependem do cuidado de seus pais.

Em abril, a deputada solicitou ao Executivo, por meio de um ofício, que Estado e entidades patronais firmassem um acordo para garantir a presença em casa em regime de teletrabalho dos pais ou responsáveis por crianças em idade escolar. O pedido inicial era para todos os trabalhadores empregados no RS. O objetivo é garantir a preservação dos empregos e dos cuidados com os filhos em meio à pandemia, já que as escolas encontram-se fechadas.

“Estamos há três meses aguardando uma resposta efetiva do governador Eduardo Leite, que manifestou apenas uma preocupação com o problema, mas não tomou nenhuma medida na prática. Enquanto isso as mulheres estão perdendo seus empregos, pois são elas na maior parte das vezes as responsáveis pelo cuidado com os filhos”, cobra Luciana.