| Direitos Humanos | Notícias | Racismo | Segurança Pública

Na segunda-feira (03/08), a família de Gustavo Amaral, os integrantes do movimento Vidas Negras Importam e a deputada estadual Luciana Genro (PSOL) terão uma reunião com a Chefe de Polícia do Estado do Rio Grande do Sul, delegada Nadine Anflor, às 15h30min, no Palácio da Polícia.

Leia mais:
Especial: nosso trabalho na pandemia
Artigo: as mulheres e a pandemia
Parlamentares do PSOL apresentam estudo apontando subnotificação de mortes por Covid-19 no RS

O motivo da reunião é o inquérito sobre o assassinato de Gustavo, jovem negro e engenheiro, morto pela Brigada Militar em Marau em abril deste ano. O inquérito foi finalizado em 22 de junho, mas ainda não foi enviado ao Judiciário nem ao Ministério Público.

A deputada participará da reunião, representando a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, onde o caso já foi abordado. A equipe do mandato da deputada também já participou de uma reunião com a família de Gustavo e o governador Eduardo Leite no Palácio Piratini, cobrando resolução para o caso.

“Queremos a celeridade deste inquérito, pois a família de Gustavo tem o direito de ver a Justiça ser feita. Além disso, queremos que o problema do racismo também seja levado em conta pela polícia nas suas investigações, e sobre isso vamos dialogar com a Chefe de Polícia Nadine Anflor”, destaca a deputada Luciana Genro.

Na quarta-feira (29/07), o movimento Vidas Negras Importam lançou um manifesto de repúdio à falta de andamento da investigação e exigindo Justiça para o caso. Leia abaixo: