| coronavírus | mulheres | Notícias

A campanha “Apoie uma chefe de família” é uma iniciativa da ONG Mulher
em Construção, sediada em Canoas, e pretende arrecadar R$48.300,00, destinados ao fornecimento de voucher alimentação para 250 mulheres que tiveram suas atividades interrompidas com a pandemia de Covid-19.

“São autônomas que dependem de sua renda diária para a subsistência da família e, no momento, encontram-se impossibilitadas de trabalhar”, declara Bia Kern, fundadora e presidente da entidade.

O voucher é limitado à compra de alimentos e produtos de limpeza para um período de até três meses, e será entregue às mulheres já cadastradas junto à ONG, residentes em bairros periféricos de Porto Alegre e Região Metropolitana. São mulheres que foram ou são alunas da entidade que promove a capacitação para o trabalho na construção civil. Os fatores considerados na determinação dos bairros são: o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), o sistema de atendimento em
saúde, o distanciamento dos centros metropolitanos e os índices de violência doméstica e de violência gerada pela guerra do tráfico.

A entidade está na corrida contra o tempo, pois o prazo para doar se encerra dia 16 de junho. “Estamos distantes de cumprir a meta e ainda temos 142 mulheres que não receberam o voucher. Precisamos aumentar o número de contribuições via plataforma”, alerta Bia.

Para participar, basta acessar o Benfeitoria, uma plataforma digital destinada à mobilização de recursos para projetos de impacto social.

A ONG Mulher em Construção segue acompanhando as 1.500 mulheres vinculadas a ela por intermédio de sua equipe que conta também com uma assistente social.

Encaminhamentos para vagas de emprego, ainda raras no momento, apoio
psicológico e acompanhamento nos casos de violência doméstica estão entre as atividades de rotina da entidade, mesmo durante o isolamento físico.