| coronavírus | Saúde

A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) voltou a cobrar do governador Eduardo Leite (PSDB) uma solução para o problema enfrentado por pais e mães que precisam retornar ao trabalho, mas que não têm com quem deixar seus filhos devido ao fechamento da rede escolar, especialmente das escolinhas de educação infantil. 

Luciana enviou nesta segunda-feira, dia 8 de junho, mais um ofício (em anexo) ao gabinete do governador, reiterando a gravidade do problema e apresentando novamente uma proposta que já havia sido feita no final de abril – quando Leite passou a autorizar a abertura do comércio nas regiões, mas manteve o fechamento das escolas., gerando um problema para famílias com crianças em casa. 

Pela proposta da deputada, o governo poderia fazer um acordo com empregadores privados no sentido de autorizar a reabertura de empresas desde que funcionários com filhos pequenos em casa não sejam obrigados a voltar ao trabalho presencialmente. “Pais e mães acabam tendo que escolher entre voltar ao trabalho e deixar os filhos com os avós, que estão no grupo de risco, ou então ficar com as crianças e perder o emprego. É uma situação dramática, o governo precisa atuar para proteger essas famílias”, disse Luciana.

Eduardo Leite respondeu apenas no dia 5 de junho ao primeiro ofício enviado pela deputada, no dia 22 de abril. Na resposta, o governo reconhece o problema, mas não diz de que forma se preocupa em resolvê-lo: “O envolvimento com os responsáveis de crianças em idade escolar, como sugerido no ofício, poderia trazer uma complexidade ainda maior a todo o modelo de distanciamento, mas ressalto que sempre levamos e tivemos isto em consideração e preocupação”, afirmou o governo.