| coronavírus | Educação

A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa discutiu nesta terça-feira (02/06) medidas de apoio às escolas infantis, que seguem fechadas devido à pandemia. A deputada Luciana Genro (PSOL) ressaltou a complexidade do problema, que envolve também os pais que possuem filhos pequenos e precisam voltar ao trabalho, tendo que deixar as crianças sob cuidados de pessoas que estão no grupo de risco, como avós.

“Já solicitei ao governador, primeiro em ofício e depois em reunião virtual, que ele negocie com a iniciativa privada para que pais e mães com filhos pequenos em casa não sejam obrigados a trabalhar presencialmente nas empresas. Um dos dois precisa ser liberado para ficar em casa”, ponderou Luciana.

Um novo apelo será feito a Eduardo Leite, desta vez em nome da Comissão de Educação e de seus membros. A deputada aponta, também, que a obrigação de retorno ao trabalho enquanto as escolas seguem fechadas prejudica ainda mais as mulheres. “São as mulheres que acabam tendo que ficar em casa cuidando dos filhos e, por não conseguir voltar ao trabalho enquanto as escolinhas seguem fechadas, são demitidas de seus empregos”, lamentou.

Os parlamentares reconhecem que é impossível reabrir as escolas infantis neste momento, já que é muito difícil garantir o cumprimento de protocolos de distanciamento social entre crianças pequenas. “Por isso o governo federal precisa garantir crédito barato e o Senado precisa aprovar a prorrogação da MP 936 para que as escolinhas não quebrem e as professoras não sejam demitidas”, defendeu Luciana.