Fundação Hospitalar Getúlio Vargas, em Sapucaia do Sul
Fundação Hospitalar Getúlio Vargas, em Sapucaia do Sul

| coronavírus | Saúde

A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) enviou no dia 8 de abril um ofício ao prefeito de Sapucaia do Sul, Luis Rogério Link, solicitando proteção adequada aos trabalhadores da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município. O mandato da parlamentar recebeu denúncias a respeito de situações de risco a que estão sendo expostos estes trabalhadores.

Acesse aqui o ofício na íntegra

De acordo com a denúncia enviada ao gabinete, trabalhadores como assistentes administrativos, auxiliares de segurança, técnicos de enfermagem e de radiologia não estão recebendo máscaras e luvas, pois os gestores entendem não ser necessário. A denúncia ainda indica que recepcionistas e seguranças do hospital e da UPA estariam recebendo apenas uma máscara cirúrgica simples para plantões de 12 horas – e as recepcionistas não contam com nenhum tipo de proteção de vidro ou acrílico entre elas e os pacientes que buscam informações no balcão de atendimento.

“Solicitamos que todas as medidas necessárias sejam tomadas para que nenhum dos trabalhadores – que estão se expondo diretamente ao perigo para impedir que o caos social se instale – fique sem a devida proteção”, disse a deputada no ofício enviado ao prefeito.