Luciana Genro representou o PSOL em reunião com partidos políticos para articular movimento em defesa de um encontro de contas com a União. | Foto: Samir Oliveira
Luciana Genro representou o PSOL em reunião com partidos políticos para articular movimento em defesa de um encontro de contas com a União. | Foto: Samir Oliveira

| Rio Grande do Sul

Representantes de mais de dez partidos políticos se reuniram nesta segunda-feira (17/02) em Porto Alegre para articular um movimento em defesa de um encontro de contas do Rio Grande do Sul com o governo federal. A iniciativa, que partiu de um convite feito pelo PSB, contou com o apoio do PSOL, representado pela deputada estadual Luciana Genro na reunião.

O encontro ocorreu após o ex-senador Pedro Simon (MDB) ter feito um apelo, às vésperas de completar 90 anos de idade, para que os partidos se unissem em torno de duas questões que são estruturais para as finanças públicas gaúchas: a dívida do Estado com a União e o ressarcimento das perdas da Lei Kandir, que isentou de impostos produtos primários exportados.

Luciana Genro ressaltou que estas causas são defendidas pelo PSOL desde a fundação do partido. E cobrou uma atuação incisiva do governador Eduardo Leite na defesa destas bandeiras. “É o governador quem deve liderar esta luta até Brasília e articular um movimento conjunto com os governadores dos 16 estados que perdem recursos bilionários por conta da Lei Kandir. Contem com o PSOL nesta causa”, disse.

Os partidos decidiram que irão solicitar uma reunião com Eduardo Leite e que também articularão um movimento junto aos deputados federais e senadores pela aprovação do PLP 511/18, que regulamenta o ressarcimento dos Estados exportadores que perdem recursos devido à Lei Kandir.