| Eduardo Leite | Educação | Notícias

A comunidade escolar de Viamão deu uma aula de mobilização para defender a Escola Estadual de Ensino Fundamental Canadá ameaçada pelo governo Leite com a mudança da base curricular. Nesta terça (18/02), professores, pais, alunos, ex-alunos, funcionários lotaram o Plenarinho da Assembleia Legislativa, durante audiência da Comissão de Educação.

A diretora da escola, Patrícia Ribeiro, foi informada de que a base curricular diversificada, que incluiu aulas práticas de atividades agrícolas, de pecuária e transformação de produtos, pode ser extinta.

Comunidade escolar lotou o Plenarinho da Assembleia Legislativa | Foto: Vinicius Reis

– Qual o interesse do governo em retirar atividades tão essenciais e que fazem parte da escola e da comunidade há 63 anos? Reduzir a base curricular é um atraso e mais um ataque do governo Leite à educação no RS, que não consegue defender os problemas crônicos da educação no Estado como também atua contra as escolas que tem projetos que dão certo e são exemplo no Estado, caso da Escola Canadá – destacou a deputada Luciana Genro, do PSOL.

Durante a audiência foram dados depoimentos emocionantes do senhor Henrique Oliveira, avô de dois ex-alunos e de uma aluna, do ex-aluno Lucas Gonçalves, da mãe Carine Fraga, que deu uma verdadeira aula da importância das atividades da escola.

Durante a audiência, as professoras distribuíram pãezinhos, rapaduras e queijos produzidos na escola, que tem 313 alunos e funciona em turno integral.

A Faculdade de Educação e a Faculdade de Agronomia da UFRGS tem uma parceria com a Escola Canadá, com espaço para estágio e troca de experiências entre os alunos.

O mandato da deputada Luciana Genro (PSOL) está à disposição da comunidade da escola Canadá para lutar pela manutenção das atividades diversificadas e da qualidade do trabalho desenvolvido em Viamão. Uma audiência pública e a mediação entre um encontro entre a comunidade escolar e a equipe da Secretaria de Educação serão encaminhadas pela Comissão de Educação.