Bombeiros, policiais militares e familiares fizeram protesto durante votação no plenário | Foto: Joaquim Moura
Bombeiros, policiais militares e familiares fizeram protesto durante votação no plenário | Foto: Joaquim Moura

| Funcionalismo | Serviço Público

No 50º mês consecutivo de salários parcelados do funcionalismo, temos um cenário de terra arrasada no serviço público do RS. O governo Leite promoveu um ataque sem precedentes aos servidores e consequentemente ao serviço público do Estado. Não se faz educação, segurança e saúde com funcionários com carreiras precarizadas e perdendo direitos e sem prioridade de investimentos. Não são esses os servidores culpados pela crise no RS.

Emenda de Luciana Genro garante verticalidade aos militares estaduais
Em defesa das carreiras do funcionalismo
Luciana Genro pede que TJ reaprecie liminar para suspender reforma da previdência dos militares

O placar da votação | Foto: Juliana Almeida

Na quarta, o magistério foi o afetado com os ataques de Leite. Na quinta, foram os brigadianos e bombeiros as vítimas de mais uma pancada. Perderam a verticalidade, o direito que assegurava que os praças sempre iriam receber um salário correspondente a um percentual dos oficiais para diminuir o abismo entre os vencimentos. Com isso, como aconteceu no governo Yeda, corre-se o risco de os oficias terem grandes aumentos e os praças ficarem sem reajuste.

Tentamos colocar em votação a emenda que garantia a verticalidade, mas ela sequer foi apreciada, apesar do apoio até de deputados da base do governo. Não concordamos com esta lógica do que está sendo construído no RS. Nas galerias do Parlamento gaúcho, vimos servidores e familiares mobilizados e indignados com mais este ataque do governo.

Deputada Luciana Genro recebeu apoio de servidores | Foto: Vinicius Reis

Seguiremos lutando, apoiando e incentivando a mobilização dos servidores. A mobilização é a única forma de enfrentar essa política!