Deputada Luciana Genro e o ex-deputado Pedro Ruas na instalação da Frente | Foto: Juliana Almeida
Deputada Luciana Genro e o ex-deputado Pedro Ruas na instalação da Frente | Foto: Juliana Almeida

| Assembleia Legislativa | Notícias | Saúde

A Frente Parlamentar de Enfrentamento ao HIV/ AIDS, Sífilis, Hepatites Virais e Outras IST’s foi relançada na Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (04/12). A Frente será coordenada pela deputada estadual Luciana Genro (PSOL). Na última legislatura, a iniciativa era liderada pelo ex-deputado Pedro Ruas, hoje coordenador da bancada do PSOL, e pelo ex-deputado Adão Villaverde.

“É importante falar desta epidemia no contexto em que vivemos: as campanhas do governo federal estão invisibilizando populações-chave e reforçando estigmas contra quem vive com HIV/Aids. Em fevereiro, o ministro da saúde declarou que as campanhas seriam feitas de formas a não ofender as famílias. A política de HIV que foi vanguarda no Brasil caminho para o silêncio no governo Bolsonaro”, contextualiza a deputada Luciana Genro.

Carla Almeida, do GAPA/RS, foi uma das principais articuladoras para a reinstalação da Frente | Foto: Juliana Almeida

No Brasil, 135 mil pessoas vivem com HIV sem saber. O RS está em segundo lugar no país em termos de detecção de HIV, com taxa de detecção do vírus de 27,2 casos por 100 mil habitantes. A política de combate e prevenção ao HIV/AIDS vem sendo desmontada tanto pelo governo federal, quanto no governo estadual.

Em maio, por exemplo, o departamento nacional HIV/Aids e hepatites virais deixou de citar a doença em seu nome e a diretora, uma referência no setor, foi exonerada. No RS, o Grupo de Apoio à Prevenção da AIDS (GAPA/RS), que tem 30 anos de atuação, está sem sede própria desde o final de 2017.

A presidente do GAPA/RS, Carla Almeida, e uma das principais articuladoras da frente juntamente com o Fórum de ONG Aids do RS, alertou para a importância da mobilização parlamentar e da inserção da discussão da AIDS no debate público, por meio da campanha “Aids é fato”.

“Vivemos em uma realidade de epidemia generalizada. É essencial que tenhamos políticas públicas que tratem o assunto como o trabalho que esta frente parlamentar vai fazer, mas é preciso que toda a Assembleia Legislativa esteja comprometida com essa agenda”, cobrou.

UNAIDS esteve presente no lançamento | Foto: Juliana Almeida

Cleiton Eusébio de Lima (foto ao lado), diretor interino do UNAIDS Brasil, o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS, também saudou o trabalho da Frente Parlamentar.

“Os (poderes) Legislativos têm um papel de apoio fundamental no enfrentamento a essa epidemia. E também servem para fazer com que as pessoas que estão vivendo com HIV sejam fortalecidas e estejam à frente desta luta, deste enfrentamento na sociedade civil”.

Exposição é lançada durante instalação da Frente

O evento teve a abertura da exposição “Para Além dos Muros”, da fotógrafa Mariane Leal. A mostra propõe a reflexão sobre o preconceito e as barreiras invisíveis contra a população que vive com o HIV/AIDS. As fotos retratam, entre outras pessoas, o ativista Zehelio Costalunga, falecido no dia 29 de novembro e historicamente envolvido na defesa dos direitos das pessoas vivendo com HIV/Aids. Zehelio foi homenageado no evento durante as falas e também em duas imagens da mostra. A exposição pode ser visitada até sexta-feira (6/12).

Estiveram presentes na reinstalação da frente entidades como o Coletivo Feminista Plural, a Rede Nacional de Jovens Vivendo com HIV e Aids, a ONG Igualdade, a Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV e Aids, o grupo Somos, o Movimento Nacional das Cidadãs Positivas, a coordenação dos departamentos IST das secretarias estadual e municipal da saúde e as servidoras dos serviços de testagem e aconselhamento do Sanatório Partenon e da Dermatologia Sanitária.