| Assembleia Legislativa | LGBT | Notícias

A cartilha dos Direitos LGBT do mandato da deputada estadual Luciana Genro (PSOL) foi lançada neste sábado (07/12) em Porto Alegre. A publicação traz um resumo do relatório final da Comissão Especial para Análise da Violência Contra a População LGBT da Assembleia Legislativa, da qual a deputada foi presidente neste ano. A deputada também coordena a Frente Parlamentar em Defesa da População LGBT no Parlamento Gaúcho.

Acesse aqui o conteúdo da cartilha:

O lançamento aconteceu no bar Workroom, na Cidade Baixa, e contou com a presença da deputada Luciana Genro, da deputada federal Fernanda Melchionna, pré-candidata do PSOL à prefeitura de Porto Alegre, do vereador de Porto Alegre Roberto Robaina, além de entidades e militantes da causa LGBT. O lançamento teve ainda show das dragqueens Vitz e Ayö Kween. 

https://www.facebook.com/LucianaGenroPSOL/posts/2925603730817842?__xts__[0]=68.ARCwUD8n40v2fZEiwtbOBdFCLveOJH1BTPJ6bZNwVdDNUvXqf68ccRzC1i_mdiBLkW0McKNtFokufphbABvBElBzDGGGa5IgVSEF1TgOpTWERIIf2mi3zSq7cjyo47-GgyWUSHOutp88yRtS6ATLzGx14Q0h-Su7XHXSzB6uPTzHwerB6oFJxeJvLk0Jk0e4OlJvi9hvhLtMADEFsKiYSN5nFCpPNOIOrTvrlqtQnXTN-PqR2_lnspCwFyoC284j1jBeWBdhUEi3P0oUFPXdobDyMSpSCvItBxERt6QlKHUX0RWQafCUcmylvjpADQbIkd15w6OUB4a8uD6sP6QtAKvO5DMjoPT2NHwXdtG8dL1195n0olylGt78z0d1jma6DdKkCC1RdSKxQCBUgBmBbpJmqhMDvPQK9wk2uG3Q15BpH40&__tn__=-R

“Depois da eleição estivemos aqui no Workroom para um bate papo e o clima era de medo diante da vitória de Bolsonaro. Mas o fato de estarmos aqui hoje lançando esta cartilha e o fato de que amanhã terá uma Parada com dezenas de milhares nas ruas em Porto Alegre é uma demonstração de que Bolsonaro não conseguiu o que ele queria, que era fazer a população LGBT voltar para o armário. Ele não conseguiu e não vai conseguir mais”, disse a deputada Luciana Genro. 

A deputada federal Fernanda Melchionna também ressaltou a importância do lançamento da cartilha no momento político como o que vivemos agora.

“O Brasil é muito maior do que o autoritarismo. Vemos nas ruas a resposta a esse projeto antipovo, com a última Parada LGBT de São Paulo sendo a maior da história. E neste domingo vamos ter a Parada Livre em Porto Alegre com a Redenção lotada, mais um momento de luta contra esse governo, mostrando a força dos LGBTs e todo nosso apoio a essa causa”, destacou.

Crédito das fotos: Fernanda Piccolo/PSOL


Participaram do lançamento da cartilha o movimento Mães pela Diversidade; Maicon Moreira, da ONG Identidade LGBT, de Caxias do Sul, Rodrigo Rosa, do coletivo Juntos! LGBT, de Pelotas; Vincent Goulart, do grupo Somos; Fabrício Gomes, do coletivo Desnormatiza, de Farroupilha; Caio Klein, do Conselho Estadual de Promoção dos Direitos LGBTs, entre muitos outros ativistas e militantes.
 
Com propostas concretas de combate ao preconceito e promoção da diversidade, a cartilha também é uma atualização do documento lançado em 2015 pela bancada do PSOL no Parlamento Gaúcho e traz textos de militantes LGBT e os direitos garantidos pela Justiça e pela legislação brasileira. A cartilha será distribuída gratuitamente e também pode ser acessada em formato on-line.