Estudantes, professores e mães e pais de alunos compareceram à audiência pública para tratar das escolas abertas no RS | Foto: Juliana Almeida
Estudantes, professores e mães e pais de alunos compareceram à audiência pública para tratar das escolas abertas no RS | Foto: Juliana Almeida

| Educação | Notícias

As escolas abertas são mais um alvo do desmonte generalizado da educação no Rio Grande do Sul. Desde 2015, essas escolas sofrem ataques e tentativas de fechamento. A deputada Luciana Genro (PSOL) acompanha a pauta por meio de seu mandato e da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, que desde suas primeiras reuniões encaminha as demandas dessas escolas ao Ministério Público e ao governo do Estado.

Nesta segunda, a Comissão realizou uma audiência pública para tratar da situação das escolas, que são quatro no Estado: duas em Porto Alegre – a Ayrton Senna da Silva e a Vila Cruzeiro do Sul -, uma em Santa Maria e outra em Cruz Alta. As escolas abertas recebem alunos com necessidades especiais de aprendizagem e também em situação de vulnerabilidade social encaminhadas por Ministério Público, Conselhos Tutelares e outras instituições, em qualquer época do ano.

O impedimento de novas matrículas, o fechamento de turnos, a falta de trabalhadores e de condições básicas de funcionamento serão novamente levadas ao Ministério Público, que já acompanha o caso. Além disso, será estudada outra medida jurídica para evitar o fechamento de turmas e a probição de rematrículas.

O plano do governo do Estado é de apenas cortar investimentos na educação, precarizando-a ainda mais e executando seu plano de abandonar quem mais precisa do poder público, sucateando serviços essenciais no Rio Grande do Sul. Não vamos aceitar esse desmonte generalizado da educação!