Luciana Genro esteve em Brasília junto com o deputado Fábio Félix. Foto: Isabelle Araújo
Luciana Genro esteve em Brasília junto com o deputado Fábio Félix. Foto: Isabelle Araújo

| Direitos Humanos | LGBTFobia

A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) esteve em Brasília nesta quinta-feira (03/10) para apresentar o relatório da Comissão Especial que presidiu na Assembleia Legislativa sobre violência contra a população LGBT. Ela foi convidada pelo deputado distrital Fábio Félix (PSOL) a falar sobre o trabalho desenvolvido no Rio Grande do Sul. O parlamentar é o único LGBT com mandato na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

O relatório possui 163 páginas e contém 37 propostas concretas de enfrentamento ao preconceito e promoção de direitos das pessoas LGBTs. Ao longo de quatro meses de trabalho, a Comissão Especial visitou 10 cidades, realizou audiências públicas, visitas técnicas e reuniões com movimentos sociais.

“A partir de problemas reais, nós elaboramos propostas de políticas públicas que têm o objetivo de promover a cidadania e a defesa da dignidade de pessoas LGBTIs. A empregabilidade trans é um dos desafios para o qual propusemos alternativas”, afirmou Luciana Genro.

Fábio Félix, que é presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Legislativa, disse que a experiência da Comissão gaúcha irá contribuir com seu trabalho no Distrito Federal. “Aprender com essa experiência vai nos ajudar a criar ferramentas de enfrentamento da LGBTfobia e de promoção de políticas públicas para a população LGBTI+  do DF”, comentou.