Deputada Luciana Genro no evento de desagravo proposto pelo ex-deputado Pedro Ruas | Foto: Juliana Almeida
Deputada Luciana Genro no evento de desagravo proposto pelo ex-deputado Pedro Ruas | Foto: Juliana Almeida

| Ditadura | Notícias
Antonio Augusto Santa Cruz, sobrinho de Fernando Santa Cruz, veio de Recife para participar da homenagem ao tio proposta pelo ex-deputado Pedro Ruas | Foto: Juliana Almeida

A deputada estadual Luciana Genro participou, junto com o vereador de Porto Alegre Roberto Robaina e a deputada federal Fernanda Melchionna, os três do PSOL, do ato em homenagem a Fernando Santa Cruz, morto na ditadura militar e pai do presidente da OAB, Felipe Santa Cruz. Bolsonaro atacou a memória da família de Fernando Santa Cruz e a de todos os familiares das vítimas da ditadura no Brasil.

O sobrinho de Fernando, Augusto Santa Cruz, veio de Recife a convite do companheiro Pedro Ruas, coordenador da bancada do PSOL na Assembleia Legislativa e proponente da homenagem no Memorial Luís Carlos Prestes, ocorrida no sábado (31/08). Augusto relembrou, emocionado, a trajetória da família Santa Cruz, com Fernando e seus irmãos lutando na juventude pela garantia das liberdades democráticas e da persistência de Dona Zita, mãe de Fernando, que lutou até morrer para saber do paradeiro do filho morto e desaparecido pela ditadura e para garantir Justiça à família.

“A falta de uma justiça de transição no Brasil favorece que as impunidades do passado ganhem eco no presente, e as injustiças sigam num país ainda tão desigual. Seguimos na luta em defesa das liberdades democráticas e apoiando e fortalecendo a luta de uma juventude que historicamente mostra força e determinação para estar nas ruas contra os retrocessos da política no Brasil”, destacou a deputada Luciana Genro em sua fala.

Foto: Álvaro Andrade

Augusto presenteou à camarada Ester Ramos (na foto ao lado), presidente do PSOL de Cachoeirinha e companheira do ex-deputado Pedro Ruas, com o livro “Onde Está Meu Filho?”, de autoria de Dona Zita. Ester afirmou a Augusto que emprestará o livro, autografado pela mãe de Fernando Santa Cruz para as deputadas Luciana Genro e Fernanda Melchionna.