| Notícias | Segurança Pública

Os policiais militares do Rio Grande do Sul são os que mais cometem suicídio em comparação com as polícias dos maiores Estados brasileiros. Entre 2015 e 2018, 17 brigadianos da ativa tiraram a própria vida no Estado. Considerando o efetivo, esse dado faz com que o RS atinja a média de 30,7 suicídios a cada 100 mil habitantes, acima de Minas Gerais, São Paulo, Bahia e Rio de Janeiro.

No Brasil, 43 policias militares são afastados por dia do trabalho por transtornos psicológicos, como reportagem do Fantástico mostrou no domingo. Apresentei, no começo do mandato de deputada estadual, o projeto de lei 40/2019 que instituiu o Programa de Segurança e Saúde no Trabalho dos Agentes de Segurança Pública. Um destaques da proposta é prever acesso a tratamentos psicológicos, o enfrentamento à depressão e a criação de programas de prevenção ao suicídio.

Leia o projeto na íntegra: https://bit.ly/2UxpaHa
Leia a justificativa do projeto: https://bit.ly/2Tz30XV

Apesar do RS manter, segundo a reportagem, avaliações psicológicas anuais, é preciso ainda mais investimento em prevenção e cuidados com relação a saúde mental dos profissionais que lidam diariamente com situações de risco de morte, pressão, estresse, e precárias condições de trabalho e de estrutura física.