PL 40/2019 Saúde para policiais
PL 40/2019 Saúde para policiais

A Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa aprovou, na manhã desta quarta-feira (25/09), a realização de uma audiência pública para tratar do problema dos suicídios de policiais civis e militares no Rio Grande do Sul. A iniciativa é da deputada estadual Luciana Genro (PSOL).

Uma pesquisa recente divulgada no jornal Zero Hora revelou que o Rio Grande do Sul é o Estado onde mais ocorrem suicídios de policiais militares no Brasil. Entre 2015 e 2018, 17 brigadianos da ativa tiraram a própria vida.

No início de seu mandato, Luciana Genro protocolou o PL 402/2019, que institui o “Programa de Segurança e Saúde no Trabalho dos
Agentes de Segurança Pública”, prevendo a criação de políticas públicas que forneçam assistência em saúde mental a policiais civis e militares.

“É preciso garantir a saúde mental dos policiais e o apoio aos que passam por situações traumáticas, envolvendo mortes e inclusive a perda de colegas. Nossa audiência pública quer contribuir na construção de melhores condições de trabalho aos agentes da segurança pública”, disse a deputada.