Mães e pais de Santo se reuniram com a deputada Luciana Genro, uma das coordenadoras da Frente em Defesa dos Povos de Matriz Africana. | Foto: Samir Oliveira
Mães e pais de Santo se reuniram com a deputada Luciana Genro, uma das coordenadoras da Frente em Defesa dos Povos de Matriz Africana. | Foto: Samir Oliveira

| Matriz Africana | Notícias

A Frente Parlamentar da Assembleia Legislativa em Defesa dos Povos de Matriz Africana organiza um calendário de mobilizações nas próximas semanas contra o livro “Orixás, Caboclos e Guias: Deuses ou Demônios?”, do bispo Edir Macedo, da Igreja Universal, que incita o ódio contra estas religiões e propaga mentiras. A deputada estadual Luciana Genro (PSOL), proponente e uma das coordenadoras da Frente, se reuniu na tarde desta quarta-feira (07/08) com um grupo de mães e pais de santo de Porto Alegre e da Região Metropolitana preocupados com a repercussão do livro, que chegou a ser proibido pela Justiça devido ao seu conteúdo racista.

No dia 15 de agosto, às 16h30min, será realizada uma reunião de trabalho da Frente Parlamentar com todas as casas de religião, pais, mães, filhos e filhas de santo que queiram contribuir na construção das mobilizações. Também serão convidadas as federações e associações de religiões de matriz africana. O encontro ocorrerá na Assembleia Legislativa.

Em seguida, no dia 18 de agosto haverá um ato público na Orla do Gasômetro, em Porto Alegre, em repúdio ao livro de Edir Macedo. Com o chamado “Não somos demônios”, a mobilização busca contrapor a ideia difundida pelo bispo de que os orixás seriam entidades demoníacas, associando equivocadamente o culto aos deuses africanos com práticas satânicas.

“Esse livro instiga o ódio e o preconceito contra a nossa religião. É totalmente ofensivo”, disse Kristoffer Xangô, que participou da reunião com Luciana Genro. A deputada informou que também irá realizar, no mês de outubro, um Grande Expediente no Plenário da Assembleia Legislativa para defender os povos de matriz africana, convidando as casas e associações a estarem presentes. “É preciso denunciar este livro, que possui um discurso violento, repleto de mentiras e calúnias”, disse.