Dialogo com moradores da Vila Nazaré contra o despejo arbitrário das famílias.
Dialogo com moradores da Vila Nazaré contra o despejo arbitrário das famílias.

| Artigos da Luciana | Direitos Humanos | Moradia

Por Luciana Genro

Dirigentes do PSOL, integrantes da ONG Amigos da Terra e do MTST acompanharam a visita do jornalista alemão Christian Russau à Vila Nazaré.

Em um cenário já maltratado pelo descaso dos governantes, somam-se, aos poucos, escombros do que um dia foram casas de moradores da Vila Nazaré. A comunidade, à margem do Aeroporto Internacional Salgado Filho – e à margem de tudo – é protagonista de um processo de desocupação em razão das obras de ampliação da pista de pousos e decolagens que a Fraport pretende levar a cabo.

Neste sábado (27), como coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa da Moradia Digna, acompanhei a visita do jornalista e ativista alemão Christian Russau à comunidade, ao lado do vereador Roberto Robaina, de representantes do MTST – Rio Grande do Sul, dirigentes do PSOL e da ONG Amigos DaTerra Brasil. Christian tem sido uma das vozes mais críticas à maneira como a desocupação da área vem sendo conduzida pela Fraport, empresa alemã que assumiu o comando do Aeroporto Salgado Filho.

Os moradores estão sendo realocados por sorteio, sem garantias de que ficarão perto de seus familiares, e com limitações quanto à continuidade de suas atividades, porque nos loteamentos de destino não podem manter seus comércios tampouco a reciclagem de materiais, como fazem há anos na Nazaré na luta pelo sustento. A operadora chegou a dizer que não teria responsabilidade quanto aos custos da remoção, e o caso está em discussão na Justiça, sem acordo quanto aos valores que as pessoas devem receber para deixar o local em que vivem.

Remoção arbitrária das famílias pela Fraport é questionada na Justiça.

Russau integra um grupo de ativistas alemães conhecidos como Acionistas Críticos, cujas práticas incluem comprar ações de empresas alemãs para participarem das discussões e fiscalizar suas ações, denunciando irregularidades. Em maio de 2018, ele levou a situação da Nazaré à Assembleia Geral da Fraport em Frankfurt, na Alemanha, e deve apresentar suas impressões dessa visita em uma reportagem na Alemanha e em relatórios aos parlamentos de Frankfurt e também do estado alemão de Hesse, que têm ações na operadora.

Encontramos no visitante estrangeiro um apoiador importante à luta dos moradores da Nazaré para que a retirada das famílias seja feita considerando seus direitos, entre os mais básicos, o direito de serem ouvidos sobre o futuro que terão. No retorno do recesso parlamentar, o vereador Roberto Robaina vai levar a situação da Nazaré à Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab) da Câmara Municipal para defendermos o direito dessa comunidade. Russau será nossa voz na Alemanha nessa batalha.