Centro cultural oferecerá cursinho pré-universitário a jovens da Ilha da Pintada
Centro cultural oferecerá cursinho pré-universitário a jovens da Ilha da Pintada

| Emancipa | Notícias
Jovens do Colaí Movimento de Cultura inauguram casa em parceria com Emancipa na Ilha da Pintada. | Foto: Samir Oliveira

A Ilha da Pintada passa a contar com mais um centro cultural aberto à comunidade. É o espaço Emancipa Colaí, que foi inaugurado na tarde de sábado (01/06). A casa é uma parceria da ONG Emancipa – Educação Popular com o Colaí Movimento Cultural, um grupo de jovens da região das ilhas.

A inauguração da casa contou com a presença da deputada estadual Luciana Genro, presidente do Emancipa, do vereador Roberto Robaina, idealizador do espaço, e da deputada federal Fernanda Melchionna. O primeiro projeto em andamento do centro cultural é a oferta de um cursinho pré-universitário gratuito. Além disso, a casa ainda conta com uma biblioteca comunitária.

Inauguração da Casa Emancipa Colaí

“Tenho muito orgulho de ser a presidente do Emancipa e vir aqui na ilha prestigiar esse movimento de auto-organização de vocês. Vamos fazer tudo que estiver ao nosso alcance para que tenha cada vez mais jovens da ilha entrando na universidade”, disse Luciana Genro.

Para Roberto Robaina, a inauguração do espaço é uma vitória da comunidade. “Realmente faltava um lugar para poder unir todos os projetos do Colaí, um grupo de jovens com capacidade de realização e consciência crítica. Parabéns a todo mundo”, elogiou o vereador, que também é morador da Ilha da Pintada.

Já a deputada federal Fernanda Melchionna ressaltou a importância de enraizar nas comunidades a luta contra os cortes na educação levados adiante pelo governo Bolsonaro. “O momento é de defesa da educação. Os desmontes atingem justamente os estudantes de baixa renda. Mas um verdadeiro tsunami da educação está acontecendo no Brasil, resistindo a estes ataques. Temos que fazer cada vez mais um vínculo com a comunidade, com os territórios nesta luta”, concluiu.