Audiência Pública sobre Reforma da Previdência em Porto Alegre
Audiência Pública sobre Reforma da Previdência em Porto Alegre

| Notícias | Reforma da Previdência
Luciana Genro falou sobre a reforma da Previdência em evento na Faculdade de Educação da UFRGS. | Foto: Samir Oliveira

A semana começou com a reforma da Previdência no centro do debate político. Na segunda-feira (03/06), a deputada Luciana Genro (PSOL) participou de duas audiências públicas sobre o assunto, junto com a deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL).

Pela manhã, o evento foi promovido pela Comissão Especial da Reforma da Previdência na Câmara dos Deputados, com forte presença de sindicalistas e trabalhadores rurais, que estão entre os mais prejudicados por esta reforma.

Uma das maiores especialistas em Direito Previdenciário rural no país, a advogada Jane Lucia Berwanger alertou para os malefícios da reforma, que dificulta a busca pela aposentadoria dos trabalhadores rurais e aumenta a idade mínima para as mulheres no campo.

Maria Lucia Fattorelli disse que economia de R$ 1 trilhão irá para o sistema financeiro. |Foto: Samir Oliveira

À noite foi o momento de assistir a uma fala de Maria Lucia Fattorelli no auditório da Faculdade de Educação da UFRGS. Auditoria aposentada da Receita Federal e coordenadora da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lucia explicou aos presentes os números da reforma da Previdência, rebatendo os argumentos apresentados pelo governo para aprová-la.

Ela explicou a gravidade da PEC 6/2019, que abre as portas para o regime de capitalização – onde é cada um por si – e retira R$ 1 trilhão diretamente dos mais pobres para injetar no sistema financeiro.

“Foi mais um dia de estudos e de luta contra esta reforma da Previdência, que veio para arrebentar com o sistema de seguridade social no Brasil. Seguiremos com este esforço de diálogo junto ao povo, com a certeza de que somente a mobilização será capaz de barrar esta tragédia. A greve geral do dia 14 de junho será o próximo passo deste embate”, disse Luciana Genro.