WhatsApp-Image-2019-05-09-at-17.13.33
WhatsApp-Image-2019-05-09-at-17.13.33

| Habitação | Moradia
Luciana Genro e Roberto Robaina na Ocupação Popular 2 de Junho, em Porto Alegre| Foto: Felipe Rocha

A deputada estadual Luciana Genro (PSOL), presidente da Frente Parlamentar da Moradia Popular Digna da Assembleia Legislativa, e o vereador de Porto Alegre Roberto Robaina (PSOL), vice-presidente da Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab) da Câmara Municipal, estiveram na quarta (08/05) com moradoras e moradores do prédio da Cooperativa de Trabalho e Ocupação Popular 2 de Junho.

No encontro, a advogada Clarice Zanini e a secretária da Cooperativa, Eliane da Silva dos Santos, expuseram que a regularização da ocupação será feita por meio da lei de Regularização Fundiária Urbana (Reurb), garantindo a permanência das famílias no imóvel. Uma vitória da organização popular pela moradia digna, luta apoiada e acompanhada pelo PSOL há anos.

Além disso, a ocupação aguarda o encaminhamento, pelo Estado, dos laudos estruturais e do plano de prevenção contra incêndio do prédio, ameaçado com problemas na estrutura. O prédio pertencente ao Estado já abrigou o Ministério Público Estadual e o Instituo de Previdência do Estado (Ipergs), e começou a ser ocupado há 20 anos por mulheres de brigadianos, durante uma greve da categoria. Hoje abriga 50 famílias.

Daqui pra frente, a ocupação seguirá mobilizada para posteriormente exigir uma reforma no prédio, e seguirá contando com o apoio da deputada Luciana Genro e do vereador Roberto Robaina por meio da Frente da Moradia e da Cuthab. Moradia digna para todos! É um direito!