Reunião Catarina Ceuaca
Reunião Catarina Ceuaca

| Educação
Estudantes estão desde 2014 fora do imóvel que abrigava a Ceuaca. | Foto: Samir Oliveira

Uma comitiva de moradores da Casa do Estudante Universitário Aparício Cora de Almeida (Ceuaca) se reuniu na tarde desta quarta-feira (08/05) com o secretário estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos Catarina Paladini para tratar da situação envolvendo o imóvel que abrigava os alunos. As deputadas estaduais Luciana Genro (PSOL) e Sofia Cavedon (PT), da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, também participaram do encontro.

Os estudantes estão desde 2014 sem morar no imóvel no Centro de Porto Alegre que abrigava a Ceuaca desde a década de 1940. O prédio foi doado ao Estado pela família do estudante Aparício Cora de Almeida para que fosse destinado à moradia de estudantes que não são de Porto Alegre nem da Região Metropolitana e não têm condições de alugar um imóvel na cidade.

Em 2014, após decisão judicial pela interdição do imóvel para realização de reformas, os estudantes foram obrigados a deixar o local. Contudo, as obras nunca foram feitas e a partir de 2015 o governo estadual passou a declarar não ter mais interesse em manter o prédio, alegando não possuir os recursos (R$ 1,7 milhão) necessários para realização das reformas.

Atualmente, 24 estudantes estão ligados à Ceuaca e dependem de aluguel social pago pelo governo para manter os estudos em Porto Alegre. Eles cobraram do secretário Catarina uma definição a respeito do futuro da casa: se o imóvel será assumido de fato pelo Estado, com os devidos investimentos, ou repassado para administração dos estudantes, que precisarão captar os recursos para a reforma.

O secretário se comprometeu a levar o assunto para discussão no governo e apresentar uma resposta em breve. Luciana Genro cobrou a manutenção do aluguel social dos alunos ainda vinculados à Ceuaca e também destacou a possibilidade de se conseguir verbas através de emendas parlamentares da bancada gaúcha no Congresso Nacional.