Luciana Genro e Roberto Robaina foram recebidos pelos moradores e pelas lideranças de cada ocupação, o Celso, o Juliano, o Eduardo e a Bruna.
Luciana Genro e Roberto Robaina foram recebidos pelos moradores e pelas lideranças de cada ocupação, o Celso, o Juliano, o Eduardo e a Bruna.

| Habitação | Mandatos | Moradia | Porto Alegre

A deputada estadual Luciana Genro e o vereador de Porto Alegre Roberto Robaina, ambos do PSOL, estiveram nas ocupações Vitória, Rincão dos Coqueiros e Nova Mariante, todas dentro de uma área de 46 hectares de uma mesma família, no Belém Velho, na Zona Sul da Capital. Os parlamentares foram recebidos pelos moradores e pelas lideranças de cada ocupação, o Celso, o Juliano, o Eduardo e a Bruna.

A precariedade e a falta de condições mínimas de habitação marcam a vida de quem mora nesses locais, uma vida de muita persistência e luta. São 65 famílias na Ocupação Vitória, que sofre com a falta de um acesso adequado, instalação elétrica e saneamento básico. As mulheres são a maioria nessa ocupação. Em dias de chuva, a ocupação fica tomada pela lama e pela água porque as casas estão localizadas em um declive acentuado.

Na Rincão dos Coqueiros são 72 famílias, também faltando saneamento e transporte público. A Nova Mariante é a maior das ocupações, com 150 famílias.

As três ocupações estão em processo de organização e criação conjunta de uma cooperativa popular, para encaminhar suas demandas e também a regularização das casas.

Por meio da Frente Parlamentar da Moradia Popular Digna, a deputada Luciana Genro levará as demandas das ocupações para a Assembleia Legislativa e para as reuniões com o governo do Estado. O vereador Roberto Robaina, vice-presidente da Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação da Câmara Municipal, encaminhará ainda pedidos de providências pontuais à prefeitura de Porto Alegre, como a melhoria nos acessos na Ocupação Vitória, a disponibilização de linhas de ônibus para as comunidades e a instalação de água pelo DMAE.

Além disso, a equipe de apoio às ocupações dos mandatos é formada pela presidente da Cooperativa Cidade Nova, Adriana Fontoura, pelos assessores Gilvandro Antunes e Mallu Villaverde pela advogada Clarice Zanini, parceira e especialista no encaminhamento jurídico das ocupações.

Moradia digna é um direito de todos!