Luciana Genro realizou audiência pública para tratar das obras da ponte do Costa. | Foto: Celso Bender-Agência ALRS
Luciana Genro realizou audiência pública para tratar das obras da ponte do Costa. | Foto: Celso Bender-Agência ALRS

| Assembleia Legislativa

A conclusão da Ponte do Costa já se tornou uma verdadeira novela para a comunidade de Piratini. A estrutura está 80% pronta, mas as obras estão paradas.

Este assunto chegou até a Deputada Luciana Genro (PSOL) através do Pedro Stein, liderança dos pequenos agricultores do município. Por isso Luciana solicitou a realização de uma audiência pública na Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia, que ocorreu no dia 15. Foi muito importante a mobilização das autoridades de Piratini, com a presença do prefeito Vitor Gonçalves, do presidente da Câmara, Altino Matos, dos demais vereadores e de trabalhadores rurais. Também contamos com presença dos deputados Fabio Branco e Capitão Macedo e do ex-deputado Pedro Ruas, que se comprometeram a seguir acompanhando o assunto.

Infelizmente a empresa Traçado, responsável pela obra, não compareceu. Mas o governo, representado pelo engenheiro do DAER Ricardo Vuaden, disse com todas as letras que há recursos para a conclusão da ponte. O problema está no diálogo com a empresa, que estaria exigindo aditivos no contrato.

O engenheiro do DAER se reuniu com a empresa antes de vir para a audiência pública e relatou que foi feita uma nova proposta a empresa, que deve ser respondida em breve.

A ponte antiga está muito precária, colocando em risco a vida dos moradores e emperrando o desenvolvimento da cidade. Diversas empresas se recusam a se instalar em Piratini porque a principal via de acesso à cidade não suporta o escoamento de mercadorias, permitindo apenas a passagem de um veículo por vez. O problema atinge de forma dramática os agricultores.

“Vamos aguardar o prazo dado pelo governo estadual à empresa Traçado. Esperamos que o bom senso prevaleça e que as obras sejam retomadas, afinal falta muito pouco para que a ponte seja finalizada. O nosso mandato seguirá acompanhando este assunto de perto e daremos as informações em primeira mão para a comunidade”, disse Luciana Genro.