8d8e5b13-53c0-4455-869a-4f953ac06e3e.jpg
8d8e5b13-53c0-4455-869a-4f953ac06e3e.jpg

| Notícias

Por Luciana Genro

A cidade de Chicago, terceira maior dos Estados Unidos, também elegeu uma bancada muito representativa de vereadores ligados ao Democratic Socialists of America. Além do Carlos Ramirez-Rosa, que já era parlamentar, o DSA conseguiu eleger Byron Sigcho-Lopez, Jeanette Taylor, Andre Vasquez e Daniel La Spata. Ainda existe a possibilidade de vitória de Rossana Rodriguez-Sanchez.

São homemns e mulheres negros e negras, LGBTs e representantes da comunidade latina. Uma bancada que pode chegar até seis vereadores declaradamente socialistas democráticos no coração do capitalismo. Parlamentares que conseguiram se eleger com uma plataforma de combate à especulação imobiliária, de defesa dos imigrantes e da ampliação dos serviços públicos.

Tive a satisfação de conhecer pessoalmente o Carlos Ramirez-Rosa em junho de 2017, quando fui convidada a participar de um ciclo de debates políticos nos Estados Unidos. É um socialista convicto e um lutador de primeira linha. Ele finalizou sua fala em nosso encontro dizendo: “Sabemos que a questão posta é socialismo ou barbárie, e escolhemos o primeiro, esta é a nossa luta”.