WhatsApp Image 2019-04-02 at 13.24.21
WhatsApp Image 2019-04-02 at 13.24.21

| Cultura
Reunião com secretária do Estado da Cultura ocorreu na segunda-feira (1º/04) | Foto: Juliana Almeida

A deputada estadual Luciana Genro, do PSOL, esteve reunida com a secretária Estadual de Cultura, Beatriz Araujo, para solicitar o apoio do governo do Estado para a realização da Semana Estadual do Hip Hop, iniciativa existente por lei há 10 anos, mas sem apoio do poder público para a sua realização. A Semana Estadual do Hip Hop está sendo planejada para ocorrer em maio, no Teatro Dante Barone, da Assembleia Legislativa. A reunião foi na segunda-feira (1º/04).

A deputada Luciana Genro esteve acompanhada pelos rappers Tiry Banca Forte e Bronx Kubiczews, do movimento Embolamento Cultural, que une representantes de grupos de hip hop e de rap do Estado. A deputada já apoiou iniciativas promovidas pelo coletivo, como o Festival Zumbi dos Palmares e festivais de rap em Alvorada, Cachoeira do Sul e Santo Ângelo, por exemplo.

“A cultura é fundamental porque ela transcende todas as áreas do Estado. Investir em cultura é investir no desenvolvimento do Estado, em uma ferramenta de combate às desigualdades sociais. É preciso que o Estado invista também nos segmentos populares, como o hip hop, por exemplo e trazer a cultura da periferia para os palcos da cidade, para palcos prestigiados como o Theatro São Pedro e o Teatro Dante Barone. Hoje a Assembleia tem um orçamento de R$ 7 milhões para esta área e não temos uma política para fomentar as atividades culturais. Esse dinheiro é gasto, basicamente, em publicidade”, explicou a deputada.

A secretária sinalizou com a busca de apoio para a realização do evento e elogiou a descentralização cultural da iniciativa, que pretende trazer grupos de rap e de hip hop de diferentes regiões do Estado. O encontro foi intermediado e acompanhado pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Luís Augusto Lara.

Solicitação de apoio para a Semana Estadual do Hip Hop foi levada pela deputada estadual Luciana Genro à secretária Beatriz Araujo | Foto: Michael Paz

Cultura em debate
As iniciativas populares como os pontos de cultura, o teatro de rua e o financiamento da cultura via leis de incentivo foram assuntos tratados na sessão da Comissão de Educação, Cultura, Desporto e Lazer desta terça-feira (2/04), da qual a deputada Luciana Genro é titular. A secretária Beatriz Araujo também participou da sessão.

“Não podem ser as empresas a determinar a agenda cultural do Estado. É preciso que haja formas democráticas da população opinar na forma como o Estado fomenta a cultura”, defende Luciana Genro deputada.