235_Eventos_Mandato_obrgasPublicas_Face
235_Eventos_Mandato_obrgasPublicas_Face

| Educação

A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa vai promover, a pedido da deputada Luciana Genro (PSOL), uma audiência pública sobre atraso de obras nas escolas estaduais na próxima sexta-feira, dia 26/04, às 9h30min, no Plenarinho da Assembleia Legislativa.

A deputada vem recebendo demandas de escolas de todo o Rio Grande do Sul, relatando verbas não repassadas, espaços sem infraestrutura adequada por falta de manutenção e reforma, salas improvisadas, entre outros problemas. Os problemas relatados vieram principalmente de Porto Alegre, Viamão, Gravataí, Santa Maria, Erechim, Caxias do Sul, Cruz Alta, Tupanciretã.

Sabemos que a situação da educação é precária em todo o Estado. Há casos de escolas com a verba garantida para reformas, mas há anos aguardando a liberação do recurso, por exemplo. Enquanto isso, o poder público escancara a falta de prioridade com que trata a educação, deixando alunos, pais e professores sem resposta sobre investimentos reais e priorização das demandas de cada instituição.

Um levantamento e a exposição da situação de algumas escolas será feito durante a audiência pública desta sexta. Os casos serão encaminhados ao governo do Estado, para que haja uma resposta sobre a situação das obras e reformas em cada escola. Os secretários de Educação, Faisal Karam, e o secretário de Obras e Habitação, José Luiz Stédile, foram convidados para a audiência pública, assim como as direções das escolas estaduais e representantes das Coordenarias Regionais de Educação de todo o Estado.