WhatsApp Image 2019-04-16 at 17.56.36
WhatsApp Image 2019-04-16 at 17.56.36

| Meio Ambiente | Porto Alegre
Deputada Luciana Genro levou demandas de Kátia Suman e Jaqueline Custódio, da Amacais, ao líder do governo na Assembleia, deputado Frederico Antunes | Foto: Juliana Almeida

A situação do Cais Mauá em Porto Alegre é preocupante. O consórcio Cais Mauá do Brasil S.A., que ganhou a licitação para revitalizar a área em 2011, está devendo R$ 6 milhões ao governo do Estado pelo arrendamento do local. Ainda não foi realizada nenhuma obra, a empresa deu calote até mesmo em prestadores de serviço de segurança patrimonial e de confecção de sacolas de pano.

O projeto original nem existe mais, e não se sabe o que de fato será feito na área. Também não se sabe qual a situação dos R$ 40 milhões que foram aplicados no Consórcio, oriundos de fundos de pensão como IPE e Canoas Prev.

A deputada estadual Luciana Genro, do PSOL, conversou na terça-feira (17/04) com a Kátia Suman e a Jaqueline Custódio, da Amacais, que relataram estes e muitos outros absurdos cometidos pelo consórcio. O governador Eduardo Leite já tem em suas mãos um estudo elaborado pela área técnica do governo recomendando a rescisão do contrato e uma nova licitação.

O líder do governo na Assembleia, deputado Frederico Antunes, se comprometeu em agendar uma reunião do governador com a Associação Amigos do Cais do Porto para que a sociedade civil possa ser ouvida e desta forma encontrar um caminho para que esta área possa ser revitalizada de forma eficiente, transparente e democrática.