A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) abordou, em pronunciamento nesta quinta-feira (07/03), o programa de segurança pública apresentado pelo governador Eduardo Leite. A proposta, apesar de contar com diretrizes corretas, não apresenta ações concretas nem um cronograma de realização.
“Minha visão sobre o programa é crítica, já que a proposta é extremamente vaga. Nenhuma das propostas aponta uma mudança estrutural na política de segurança pública, apelando apenas a fórmulas já conhecidas e mantendo intacta sua máquina de moer negros e pobres. Com isso, queremos contribuir com a nossa crítica e com as nossas propostas para a área da segurança pública”, destacou a deputada.
Entre os projetos de lei apresentados no primeiro mês de mandato estão, entre outros, o que estabelece a transparência nos indicadores e dados da segurança pública, o que determina a afixação das placas informativas com o número da Central de Atendimento à Mulher, Disque Denúncia da Violência Contra a Mulher (Disque 180) e o que propõe a instalação do programa de Segurança e Saúde no Trabalho dos Agentes de Segurança Pública.
É preciso ainda garantir investimentos no sistema carcerário e principalmente em atividades culturais e esportivas e acesso à educação e trabalho a jovens e moradores das periferias, para que a criminalidade não seja uma alternativa de vida.