44169344615_c162aae366_o
44169344615_c162aae366_o

| Emancipa Mulher | feminismo
Luciana Genro com as coordenadoras da Emancipa Mulher: Joanna Burigo, à direita, e Carla Zanella, à esquerda

A coordenadora pedagógica e professora da Emancipa Mulher, Joanna Burigo, vai receber o Troféu Mulher Cidadã da Assembleia Legislativa na categoria Mulher na Cultura. A solenidade acontece na quarta-feira, dia 13, às 14h, em sessão solene no Plenário 20 de setembro.

Joanna é publicitária e tem mestrado em Gênero, Mídia e Cultura, pela London Schoool of Economics e sua trajetória profissional é voltada para projetos de educação e feminismo. Ela é fundadora da Casa da Mãe Joanna, um projeto de educação e comunicação feminista sobre gênero; co-fundadora e conselheira do Guerreiras Project, projeto que se utiliza da linguem universal do futebol para debater questões de justiça e gênero; e do Gender Hub, centro de conexão de pesquisadores de gênero, localizado na Escócia.

Joanna está há um ano e meio à frente da Emancipa Mulher, a escola feminista e antirracista vinculada à ONG Emancipa – Educação Popular, presidida por Luciana. A Emancipa Mulher promove um curso regular sobre luta feminista e resistência antirracista. A outra coordenadora da Emancipa é a militante e graduanda em Direito, Carla Zanella.

“Os trabalhos da Emancipa e da Joanna, junto com as demais cursistas, são para ajudar a promover, a partir do feminismo, uma transformação cultural sobre a forma como estão relacionadas as opressões machistas e racistas na sociedade”, destaca Luciana Genro.

Joanna Burigo também é co-organizadora dos livros “Tem saída? Ensaios Críticos sobre o Brasil” e “Novas Contistas da Literatura Brasileira”, ambos lançados pela Editora Zouk.

“Fiquei muito honrada com a indicação ao prêmio. Hoje trabalho para mudar a perspectiva da história, já que ela vem sendo contada há muito tempo pela perspectiva dos homens, e tentar transformar a sociedade”, ressalta Joanna.