Reunião comunidade Xará Gravataí
Reunião comunidade Xará Gravataí

| Educação
Foto: Comunidade do Xará se reuniu com a deputada Luciana Genro para falar sobre fechamento de escola no bairro. | Foto: Samir Oliveira

A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) se reuniu, na noite desta quinta-feira (28/02), com moradores da comunidade do Xará, na periferia de Gravataí, para tratar da situação da Escola Estadual Carlos Bina, cuja estrutura no bairro foi totalmente demolida pelo governo gaúcho há uma semana do início do ano letivo. A situação deixou dezenas de crianças sem aulas, já que as escolas públicas mais próximas ficam a 6 km ou 8 km. O Estado alega que a estrutura física do local estava condenada, mas a comunidade, que ficou sabendo apenas sobre a demolição apenas no dia que ela ocorreu, há anos vinha lutando por reformas e melhorias.

Havia 64 alunos matriculados na escola para este ano. Agora, com a demolição, muitas mães não sabem o que fazer, já que não possuem dinheiro para pagar a passagem de ônibus para seus filhos estudarem fora do bairro. Além disso, o governo informa que a licitação para oferta de transporte escolar levará cerca de 60 dias para ser concluída.

“Não é possível que o Estado acabe demolindo uma escola na véspera do início do ano letivo. Isso é criminoso”, disse Luciana. A deputada, que é membro titular da Comissão de Educação, informou que fará um requerimento ao órgão para que a comunidade seja ouvida na Assembleia Legislativa. “É importante que a Comissão possa pressionar o governo a resolver este problema”, comentou.

O grupo de mães e a Associação Sociocultural Vila Xará devem ser recebidos na Comissão de Educação no dia 12 de março, na primeira sessão após o Carnaval. “A solução imediata é garantir transporte para as crianças. A outra luta, de longo prazo, é conseguir que seja construída uma escola no Xará”, disse Luciana.

A reunião da deputada com a comunidade ocorreu no espaço onde a ONG Emancipa oferece aulas gratuitas de Taekwondo a crianças e jovens da região. O trabalho é coordenado pelo professor Ruan Martins, que contatou Luciana Genro para falar sobre o fechamento da escola e propor a reunião com moradores. A ONG Emancipa foi fundada por Luciana em 2011, inicialmente oferecendo um cursinho pré-universitário em Porto Alegre. Atualmente o Emancipa, que é presidido pela deputada, está presente em Gravataí, com atividades esportivas, em Guaíba, com alfabetização de jovens e adultos, em Pelotas, Charqueadas, Novo Hamburgo e Bagé.