Luciana Genro

Comissão de Educação realiza audiência pública sobre o IPA

19 de março de 2019 14h57
Deputada Luciana Genro acompanha a situação do IPA desde o final de fevereiro | Foto: Juliana Almeida

A situação do IPA – Centro Universitário Metodista de Porto Alegre pautou a audiência pública da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (19/03). Professores, direção do Sinpro-RS e educadores demitidos participaram da audiência. A direção do IPA não participou nem enviou representantes para a audiência.

Na audiência, a deputada Luciana Genro relembrou da reunião com o ex-reitor da instituição, ocorrida no final de fevereiro, e destacou novamente a preocupação com a desmonte da instituição e da falta de autonomia e de interesse da gestão local em encaminhar uma solução para os professores e para os universitários.

Nesta terça, o diretor do Sinpro-RS, Marcos Fuhr, explicou que os professores estão com os salários de fevereiro atrasados e podem votar uma nova greve a partir nesta quarta, dia 20. Ele também informou que o reitor Norberto da Cunha Garin foi destituído do cargo e que o professor Marcos Wesley da Silva assumiu a função.

Professores e ex-educadores do IPA participaram da audiência pública desta terça | Foto: Juliana Almeida

A professoras Marlis Morosini Polidoro destacou o fechamento dos programas de mestrado, ocorrido no meio do processo seletivo, causando transtorno aos inscritos. O professor Celso Mastrascusa, demitido em dezembro, destacou que foram 43 professores dispensandos até o começo do ano e que muitos ainda nem receberam o aviso prévio. Eraldo Silva, que fazia parte de um programa de extensão para deficientes, também participou da reunião, destacando que o contrato foi encerrado em dezembro e ainda não renovado.

A Comissão de Educação contatará a nova direção do IPA e levará os encaminhamentos debatidos na audiência.