WhatsApp Image 2019-02-18 at 13.39.01 (1)
WhatsApp Image 2019-02-18 at 13.39.01 (1)

| Direitos Trabalhistas | Serviço Público
A deputada estadual Luciana Genro em reunião com a diretoria do Sintergs | Foto: Juliana Almeida

A defesa dos servidores públicos é uma das pautas conhecidas da trajetória política de Luciana Genro. Nesta segunda (18/02), a deputada estadual fez uma visita ao Sintergs, o Sindicato dos Servidores de nível superior do Poder Executivo do Rio Grande do Sul, reunindo-se com a diretoria para tratar sobre as demandas e a defesa dos direitos dos trabalhadores.

:: Deputada assina PEC da DataBase

Um dos pedidos trazidos pelo Sintergs foi o retorno da discussão em torno da PEC da Data Base, protocolada na Assembleia Legislativa em 2017. A PEC estabelece uma data fixa para o governo repor as perdas salarias dos servidores, protegendo os trabalhadores dos interesses políticos e unificando a luta da maioria da categorias.

A deputada estadual Luciana Genro estará ao lado dos servidores neste combate, comprometendo-se a articular a volta da discussão da PEC e defendendo ainda o ressarcimento dos recursos da Lei Kandir e a auditoria da dívida pública para o servidor deixar de ser penalizado e responsabilizado pelos governos pela crise do RS.

O Sintergs tem uma atuação muito efetiva junto aos servidores e oferece inclusive um curso sobre a dívida pública para seus associados. Para ampliar o leque educacional do sindicato, Luciana Genro deixou à disposição aulas e debates da escola feminista e antirracista da Emancipa Mulher, braço da ONG de Educação Popular Emancipa, da qual é presidente e fundadora em Porto Alegre.

PEC da Data Base foi a principal temática da reunião | Foto: Juliana Almeida