187_Card_Aniversário_V02
187_Card_Aniversário_V02

| Notícias

Nesta quinta-feira (17.01) foi comemorado o aniversário da Luciana Genro. E nós, da equipe da Luciana, ocupamos as redes e o site dela pra dar parabéns, fazer textão e comemorar a trajetória dessa inspiração de mulher, mãe, advogada, feminista, socialista e deputada, em ritmo do #10yearchallenge, brincadeira que mostra fotos de 10 anos atrás.

Muitos de nós, há 10 anos, nem imaginávamos em ser ativistas, outros já eram militantes, mas ainda não tínhamos cruzado o caminho com o da Luciana, Outros já acompanhavam a Luciana desde 1994, quando foi eleita em seu primeiro mandato. Mas, mesmo os que nem pensavam em fazer parte da esfera política, já tinham ouvido falar da Luciana Genro, a deputada radical. Radical para nós é grande elogio. Pois na trajetória política de Luciana, ser radical quer dizer ir à raiz do problema. É defender seus princípios com convicção. É não se render e não se vender. Há 10 anos Luciana já estava lá “mostrando a que veio”, estava no seu segundo mandato como deputada federal – depois de já ter sido deputada estadual por outras duas vezes e militante e ativista desde a adolescência. Há 10 anos, nós já tínhamos ouvido falar muito da trajetória da Luciana, por sua atuação na defesa das professoras e professores e dos trabalhadores.

Nesses 10 anos, Luciana foi expulsa do PT, fundou o PSOL e a vimos defender e ajudar a construir uma alternativa real de esquerda, de extrema importância nos dias atuais. Também vimos Luciana não ser reeleita deputada federal, em 2010, mesmo tendo feito centenas de milhares de votos. Nesse período tivemos certeza que Luciana vai lutar por justiça social, com ou sem mandato. Em 2011, Luciana fundou a Emancipa, ONG de educação popular pra ajudar quem não pode pagar por um cursinho pré-vestibular no RS a no ensino superior; deu aulas nos primeiros anos do Emancipa; advogou; criou a Emancipa Mulher, uma escola feminista e antirracista para fortalecer o empoderamento feminino e a luta contra o machismo e o feminismo. Vimos também ela percorrer o Brasil na campanha presidencial de 2014 e fazer nosso coração bater mais forte nos debates. Vimos ela mandar o Aécio Neves baixar o dedo. Também foi com Luciana que vimos pela primeira vez uma candidata a presidente falar, em rede nacional, sobre preconceito e assassinatos LGBTs.

Nessa última campanha eleitoral, vimos uma Luciana na rua todos os dias fazendo campanha, conversando com quem passava, repetindo a cada olhar mais surpreso que era ela mesma em pessoa entregando panfletos e querendo apresentar suas propostas, com as mesmas determinações e convicções de 24 anos atrás, quando foi eleita para o seu primeiro cargo público. Nós sabemos que ela não gosta de ouvir que está voltando (pois ela nunca saiu!), mas para muitos de nós – equipe e eleitores – vai ser a chance de acompanhar de perto, pela primeira vez, a atuação parlamentar de Luciana. Agora mais experiente, mais feminista e com a mesma combatividade de sempre. Temos certeza que a Luciana (e toda a equipe) vai estar a serviço da luta dos trabalhadores, dos servidores públicos, das mulheres, das negras e negros e das LGBTs, um alento em meio a tantos retrocessos na política.

Feliz aniversário, Luciana! Conte conosco! 🎈