WhatsApp Image 2018-08-17 at 11.32.38
WhatsApp Image 2018-08-17 at 11.32.38

| Educação | Juventude | Porto Alegre

Milhares de estudantes participaram de um ato nesta sexta-feira em Porto Alegre contra o fechamento de escolas, o escola sem partido e em defesa do meio passe do transporte coletivo. Organizado pela União Gaúcha dos Estudantes (Uges) e pela União Metropolitana dos Estudantes Secundários de Porto Alegre (Umespa), o ato reuniu cerca de 5 mil jovens de pelo menos 50 colégios. Luciana Genro esteve presente na caminhada e demonstrou apoio à luta dos estudantes, como vem fazendo ao longo de sua trajetória política e de militância:

– A juventude não aceita mais o desmonte da educação, o fechamento das escolas, o parcelamento do salário dos seus professores. A juventude mostra que quer garantir os seus direitos, ocupando as ruas e a política para ter uma escola sem mordaça e uma democracia real.

A manifestação iniciou no Colégio Júlio de Castilhos e, durante a manhã, teve concentração em frente à Escola Técnica Parobé. Os estudantes seguiram em caminhada pela Avenida Loureiro da Silva, passando pelo Túnel da Conceição e pela Avenida Mauá até chegar à prefeitura. Professores e funcionários municipais também participaram da caminhada.

O ato mostrou a força da juventude na rua pra lutar contra os desmandos dos governos de Marchezan e de Sartori que sucateiam e não investem na educação pública e ainda querem tirar direitos dos estudantes, como o meio passe.

Fernanda Melchionna e Carlinha Zanella, candidatas à Câmara dos Deputados, também participaram do ato.