santamariaprincipal
santamariaprincipal

| feminismo | Interior | Mais Direitos | mulheres | Notícias | santa maria

Violência contra as mulheres, assédio no mercado de trabalho e na Academia, maternidade e participação das mulheres na política foram alguns dos temas debatidos por mais de 200 mulheres que lotaram o auditório do CESMA para um evento promovido pela Emancipa Mulher, escola de formação feminista e antirracista, no último final de semana em Santa Maria.

Além de Luciana Genro, também estiveram presentes as painelistas Joanna Burigo, Rosana Pinheiro-Machado, Carla Zanella e Monalisa Dias. O Bloco TPM – Te permite, Mulher! fez uma intervenção cultural tocando músicas feministas que retratam os problemas de viver em uma sociedade machista.

Luciana Genro abriu a atividade prestando homenagem a Isadora Viana Costa, modelo santamariense de 22 anos, morta em 8 de maio. Existe forte suspeita que Isadora foi vítima de feminicídio. Os pais da modelo, Cibelle e Rogério, estiveram na atividade e pediram ajuda de todas na luta por justiça para Isa.

A Emancipa Mulher foi fundada por Luciana Genro e há mais de 1 ano oferece atividades que promovem o empoderamento feminino e racial para mulheres de Porto Alegre e Região Metropolitana. Em 2018, a Emancipa Mulher ganhou caráter itinerante e está realizando atividades nas cidades do interior do Rio Grande do Sul. Santa Maria é a cidade natal de Luciana e foi uma das primeiras cidades a solicitar a realização de atividade da Emancipa Mulher.

Se você quer realizar de forma gratuita algum debate ou oficina com a Emancipa Mulher na sua cidade entre em contato conosco. Estamos à disposição para ajudar a organizar uma atividade ou participar de algum debate.