charqueadas
charqueadas

| Educação | Educação Popular | Imprensa | Saiu na Imprensa

Matéria originalmente publicada no Jornal Visão em 21/06/2018.

Evento com foco na inclusão social debaterá problemas dos jovens das periferias das cidades

Nesta quarta-feira (20), Luciana Genro visitou a redação do jornal Visão para divulgar o evento jovem que acontecerá dia 29 no IFSul em Charqueadas. Intitulado “Guerra não declarada” o encontro será promovido pela organização não-governamental Embolamento Cultural em parceria com a Rede Emancipa, organização de educação popular da qual Luciana é presidente, na ocasião estará presente também o projeto Mutirão Cultural, de Charqueadas, onde Priscila Vaz é uma das lideranças.

A Rede Emancipa foi fundada em 2011, oferecendo um curso preparatório para vestibular para jovens de baixa renda, Charqueadas tem uma filial do Emancipa onde faz a preparação para o exame de ingresso no IFSul. Em 2017 Luciana resolveu ampliar a área de atuação buscando participar da educação popular no sentido mais amplo, não só ajudando os jovens a ingressar no ensino formal, mas também com outros tipos de educação. – “A ideia de trazer o rapper Eduardo para cá foi justamente para fazer esta junção entre a educação e a cultura do Hip Hop, que é um instrumento muito importante de inclusão dos jovens. Hoje existe uma violência muito grande nas cidades e uma falta de perspectiva para os jovens. Através da união da educação com o Hip hop, poderemos trazer estes jovens para participar deste evento” – destaca Luciana. Em Porto Alegre a Emancipa já ajudou mais de 500 jovens a ingressarem na universidade.

Sobre o Evento

O representante do movimento Embolamento Cultural, Tiry, ressaltou que a ideia é dar continuidade a um trabalho que já estava acontecendo há três anos no bairro Parque das Laranjeiras em Charqueadas através da Priscila do Emancipa, realizando eventos como o dia da criança e natal, e com esta parceria criou-se entretenimento, trazendo lazer e palestras com foco na inclusão social para os jovens. O projeto foi direcionado para o IFSul, mas também foi divulgado dentro de outras escolas.

Atrações

Entre as atrações principais terá a presença do Rapper Eduardo, ex-Facção Central, que debaterá os problemas sociais enfrentados pelos moradores das periferias brasileiras, tema do livro “A guerra não declarada na visão de um favelado”, lançado pelo rapper em 2012. A representante Priscila, do grupo de Rap Banca Forte da Norte (BFN) e intervenções de hip hop de grupos de Charqueadas e da região carbonífera do Estado para fazer o entretenimento. Luciana Genro vai falar sobre a guerra contra as drogas e sobre o genocídio nas periferias.

Confira as demais atrações:

DJ Ben-Hur (Rubem Berta/Poa)
Mano Du (Venâncio Aires)
Dime (Butiá)
Branco Black (Charqueadas)
Serjão LDR (Santo Ângelo)
Patrick B.Boy (Arroio dos Ratos)
Militantes (São Jerônimo)
Bozz (São Jerônimo)
Fernanda Chagas (Poa)
Slamers Slam Peleia
Dinoia (Caxias do Sul)
Banca Forte da Norte – BFN

O que? Encontro cultural para jovens.
Onde? No IFSul, Câmpus Charqueadas.
Quando? Dia 29 a partir das 18h30min.
Entrada gratuita.