Guaiba
Guaiba

| Artigos | Artigos da Luciana | Combate à corrupção
Por Luciana Genro
O mega esquema de corrupção descoberto em Guaíba toma proporções faraônicas. São 32 mandados de busca e apreensão em prédios públicos, um secretário e dois vereadores afastados, 52 pessoas e seis empresas investigadas e estimativa de que R$ 5 milhões tenham sido desviados dos cofres municipais.
O Ministério Público afirma que existe uma associação criminosa que fraudava licitações e desviava recursos da prestação de serviços médicos na cidade. São 14 contratos sob investigação, assinados entre 2014 e 2017. Na ponta deste iceberg está o presidente da Câmara, vereador Renan dos Santos Pereira, do PTB. O mesmo que se gaba de suas viagens a Miami, que dirige um carro de luxo e mora em uma cobertura no condomínio mais luxuoso de Guaíba.
Este escândalo reforça a necessidade da luta contra a corrupção e os partidos que a promovem. São R$ 5 milhões que fizeram muita falta ao povo de Guaíba, a cidade com maior déficit de leitos hospitalares do Rio Grande do Sul e onde ninguém nasce em maternidade pública. A Justiça já decretou o bloqueio dos bens e valores dos investigados, agora é preciso lutar para que este montante seja recuperado e investido onde a população realmente precisa.