Haiti
Haiti

| Educação Popular

Tem início em Porto Alegre o projeto Francês na Lomba. A iniciativa surgiu após reuniões entre Graziela Machado Palma, William Fillipin Guimarães e o imigrante haitiano Kelvens Derilus – que será o professor do curso.

As aulas são gratuitas e ocorrem no CTG Estância do Pinheiro, no bairro Lomba do Pinheiro. Mais informações podem ser obtidas lá mesmo, na Rua Beco da Tradição, 135 (parada 10). Ou através da página Francês na Lomba: https://www.facebook.com/francesnalomba/

Confira o relato de Graziela e William, idealizadores do projeto:

“A partir da ideia de proporcionar à comunidade da Lomba do Pinheiro o aprendizado de uma língua estrangeira, pensamos em fazer um curso de francês ministrado por um imigrante Haitiano. Fomos conversar com o pessoal do Emancipa, o Rodrigo Nickel e o Marcus Vianna, e também com a Luciana Genro. Eles prontamente nos ajudaram nesta empreitada.

Então conhecemos o Kelvens, que está há mais de dois anos no Brasil e se disponibilizou a dar as aulas. Para nós foi perfeito, pois o Kelvens tem experiência em dar aulas particulares de química e matemática no Haiti. Além disso, ele também fazia um trabalho de alfabetização das pessoas em francês.

Nesse caminho também tivemos a ajuda de muitas outras pessoas, entre elas o Júnior, que disponibilizou o CTG Estância do Pinheiro, local onde são ministradas as aulas. Além de oportunizar o aprendizado de uma língua estrangeira aos moradores da Lomba do Pinheiro, nossa ideia também é integrar a comunidade ao trabalho dos imigrantes e mostrar a todos nós o quanto eles podem contribuir positivamente para a nossa sociedade. Devemos dar o devido valor e reconhecimento a essas pessoas que, diante de tantas dificuldades em seus países de origem, escolheram o Brasil para viver.”