Conhecimento Sem Cortes
Conhecimento Sem Cortes

| Artigos | Artigos da Luciana | Educação

Por Luciana Genro

A situação da pesquisa nas universidades públicas é dramática. O corte de 45% no orçamento do Ministério da Educação e de 44% no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações coloca em risco a continuidade de projetos em todo o país.

O problema é ainda mais grave quando o CNPq reconhece que não terá dinheiro para pagar os bolsistas a partir de setembro, caso o Ministério da Fazenda não desafogue seu orçamento. Não é a primeira vez que isso acontece no Brasil.

No início de 2015, a Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG Brasil) já cobrava do governo – à época, liderado por Dilma – explicações para o atraso no pagamento das bolsas de dezembro de 2014 e de janeiro daquele ano. Também naquela época o MEC estava sob forte corte de castos, que chegava a 31% de seu orçamento.

Agora o governo Temer libera fartos recursos a deputados com uma mão e retira verbas para pesquisas nas universidades com a outra. O movimento Conhecimento sem cortes denuncia que, desde 2015, já foram cortados mais de R$ 11 bilhões já foram cortados das universidades públicas e do investimento em ciência e tecnologia.

Vamos assinar a petição do movimento contra este absurdo! http://www.conhecimentosemcortes.org.br/peticao/