20janpossetrump
20janpossetrump

| Artigos | Artigos da Luciana

20janpossetrump
Por Luciana Genro

O discurso de posse de Donald Trump dialogou com os problemas reais dos americanos: a pobreza, o desemprego, a crise econômica e a crise de representatividade de um establishment político distanciado do povo.

São os ingredientes que fazem a direita crescer em qualquer lugar do mundo quando a “esquerda” governante se molda à política mais tradicional. Qualquer semelhança com o Brasil não é mera coincidência.

Por isso é preciso construir uma esquerda coerente, que não se adapte ao establishment político e tenha a ousadia de propor transformações estruturais no sistema político e econômico. Nos Estados Unidos, no Brasil e no mundo.

A resistência contra Trump já começou. Amanhã, dia 21, ocorrerá a Marcha das Mulheres em Washington. As mulheres serão linha de frente do movimento anti-Trump. Bernie Sanders deixou uma semente. Na maior potência capitalista do mundo, milhões de jovens apostaram em Sanders e passaram a acreditar nos ideais de justiça social, ambiental, econômica e racial. É preciso seguir e ir além!